Em uma conferencia realizada em abril de 1996, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC- SP), Nóvoa acentuou que, "hoje, formação não é qualquer coisa prévia á ação, mas que está e acontece na ação". Ou seja, toda prática de formação deve ter como eixo norteador a escola em uma perspectiva de formação-ação. Assim, tanto a formação contínua como a formação inicial devem partir do pressuposto de que a reflexão é um processo que ocorre antes, durante e após a ação, conforme o tríplo movimento proposto por Schön (Nóvoa,1992), e que engloba o conhecimento requerido na ação, a reflexão na ação e a reflexão sobre a ação - o que equivale ao papel do professor no ambiente informatizado construcionista.
Nós professores, devemos refletir em todas as ações e trabalhos que vamos realizar dentro e fora da escola. Se não tivermos esse senso de refletir, planejar e elaborar, também não podemos realizar um bom trabalho.
Na verdade para se fazer um bom trabalho é imprescindível uma leitura reflexiva sobre o objetijo a ser alcançado e,consequentemente,uma boa elaboração. Só assim poderemos obter bons resultados.
ResponderExcluir